quarta-feira, 30 de junho de 2010

O POVO NO ENEM

Modelos de questões do ENEM

Apresentamos a seguir alguns modelos que questões do ENEM para as quatro áreas de conhecimento


Ciências Humanas e suas Tecnologias

1. Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais –, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”. (VAN ACKER, T. Grécia. A Vida Cotidiana na Cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994)
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania

a) possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.

b) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.

c) estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.

d) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.

e) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.

Resposta: B

2. Observe o gráfico a seguir:

Com base nos dados do gráfico, verifica-se que, no Brasil, comparado ao do ano de 1970, o percentual de oferta de energia oriunda de recursos renováveis em relação à oferta total de energia, em 2002, apresenta contribuição

a) menor, pois houve uma expressiva diminuição do uso de carvão mineral, de lenha e de carvão vegetal.

b) menor, pois o aumento do uso de derivados da cana-de-açúcar e de hidroeletricidade não compensou a diminuição do uso de lenha e de carvão vegetal.

c) maior, pois houve um aumento da oferta de hidroeletricidade, utilizando o recurso de maior disponibilidade no País.

d) maior, visto que houve um expressivo aumento da utilização de todos os recursos renováveis do País.

e) maior, pois houve um pequeno aumento da utilização de gás natural e dos produtos derivados da cana-de-açúcar.


Resposta: B

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

1. A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (NO2), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento. (BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado).

Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é

a) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.

b) promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.

c) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.

d) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.

e) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.

Resposta C

2. Uma usina eólica transforma a energia cinética dos ventos em energia elétrica. A potência P de um gerador eólico é dada pela expressão:

onde

μ = densidade do ar

A = área das placas rotativas

V = módulo da velocidade do vento

Considere o gráfico a seguir que fornece a evolução do custo de cada kWh da energia elétrica gerada em usinas eólicas no decorrer dos anos.

(T. B. Johanson, H. Kelly, A. K. N. Reddy e R. H. Williams)

Considere para um gerador eólico os seguintes dados: μ = 1,0kg/m3; A = 200m2; V = 10,0m/s custo do kWh igual ao do ano 1994. Admitindo-se a cotação do dolar a R$ 2,50 calcule em reais o custo da energia elétrica produzida por esta usina em um intervalo de tempo de 1 mês (30 dias). Sabe-se que o gerador opera durante 10h por dia. Não considere perdas de energia.

a) R$ 3250,00

b) R$ 3500,00

c) R$ 3750,00

d) R$ 4000,00

e) R$ 4250,00

Dado: Energia = (Potência) x intervalo de tempo)

Resposta C.

Matemática e Suas Tecnologias

1. João deve 12 parcelas de R$ 150,00 referentes ao cheque especial de seu banco e cinco parcelas de R$ 80,00 referentes ao cartão de crédito. O gerente do banco lhe ofereceu duas parcelas de desconto no cheque especial, caso João quitasse esta dívida imediatamente ou, na mesma condição, isto é, quitação imediata, com 25% de desconto na dívida do cartão. João também poderia renegociar suas dívidas em 18 parcelas mensais de R$ 125,00. Sabendo desses termos, José, amigo de João, ofereceu-lhe emprestar o dinheiro que julgasse necessário pelo tempo de 18 meses, com juros de 25% sobre o total emprestado. A opção que dá a João o menor gasto seria

a) renegociar suas dívidas com o banco.

b) pegar emprestado de José o dinheiro referente à quitação das duas dívidas.

c) recusar o empréstimo de José e pagar todas as parcelas pendentes nos devidos prazos.

d) pegar emprestado de José o dinheiro referente à quitação do cheque especial e pagar as parcelas do cartão de crédito.

e) pegar emprestado de José o dinheiro referente à quitação do cartão de crédito e pagar as parcelas do cheque especial.

Resposta E.

2. O gráfico circular que se segue fornece informação sobre as zonas do corpo onde as lesões provocadas por mochilas são mais frequentes.


Marta e suas amigas começaram a construir, cada uma, um gráfico de barras que traduzisse a mesma informação deste gráfico circular. Na figura que se segue, podemos observar os gráficos.

Os gráficos que podem corresponder ao gráfico circular apresentado são

a) apenas A

b) apenas B

c) apenas C

d) apenas A e B

e)apenas B e C

Resposta B



Linguagens, Códigos e suas Tecnologias



1.


A linguagem da tirinha revela

a) o uso de expressões linguísticas e vocabulário próprios de épocas antigas.

b) o uso de expressões linguísticas inseridas no registro mais formal da língua.

c) o caráter coloquial expresso pelo uso do tempo verbal no segundo quadrinho.

d) o uso de um vocabulário específico para situações comunicativas de emergência.

e) a intenção comunicativa dos personagens: a de estabelecer a hierarquia entre eles.

Resposta C

2. Examine atentamente o quadro abaixo.

Pode-se afirmar, com base nesse quadro, que

a) nem todos os bancos sofreram desvalorização.

b) a depreciação do Banco do Brasil foi maior que a do Citigroup.

c) HSBC e JP Morgan Chase sofreram o mesmo índice de desvalorização.

d) o único banco não afetado pela crise foi o Citigroup.

e) Itaú Unibanco apresentou a menor desvalorização.

Resposta E.

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